É caro ter um site?
Falando com muita sinceridade a resposta é : Depende!
Depende de qual é seu objetivo para o seu site. Se for para apenas ter um endereço na internet com o nome da sua empresa, existe diversas ferramentas, inclusive gratuitas para criação de sites e até opções pagas com preços bem atrativos, mas se você quer ser encontrado na internet, quer vender mais e ter credibilidade perante seus clientes há muitos pontos a considerar.
Primeiro vamos deixar bem claro que as opções gratuitas ou de baixo custo não são todas ruins, mas são limitadas.
O tipo de site também conta na hora de fazer o orçamento, um Blog não tem o mesmo custo de um eCommerce (Loja Virtual), por exemplo. A manutenção que cada projeto requer, o design, ferramentas, enfim são vários fatores a considerar quando está fazendo um orçamento de site.
Quais são os principais custos fixos de um site profissional?
O primeiro deles é o registro do domínio, é ele quem dá o nome ao seu site. O mais comum é www.nomedosite.com.br, mas existem vários outros que podem variar de acordo com a categoria da empresa, como .vet para veterinários, .org para organizações, etc.
Os valores são anuais e variam de acordo com o tipo de contratação que você faz. Algumas empresas de hospedagem oferecem inclusive gratuidade no primeiro ano.
O segundo é a hospedagem, outro valor que também varia de acordo com o tipo de serviço contrato, que é composto pelo espaço que usará para o site, contas de e-mail, etc
O terceiro é a manutenção do site, pode parecer desnecessário, mas um site sem manutenção deixa, inclusive de aparecer nas pesquisas da internet, além de comprometer a segurança do mesmo.
Agora que você já tem essas informações pode começar a pensar seriamente na construção de um ótimo site para sua empresa.